EXPERIMENTAÇÃO COM IA

           O objetivo da atividade era escolher quatro fotos, uma de cada fotógrafo que foi designado ao grupo que fiz parte, e esses foram:  Berenice Abbott, Diane Arbus, Edmund Collein e Richard Avedon


        Particularmente dos quatro fotógrafos apresentados Berenice Abbott foi a que mais me chamou atenção por suas fotos marcantes da arquitetura de Nova York, mas também pelos seus autorretratos. A foto escolhida pelo grupo, chamou atenção de todos pelo contraste entre o ambiente escuro e feixes de luz, além disso a posição deles na fotografia guia os nossos olhos da esquerda para direita. O que me chamou atenção também foi a presença de pessoas no seu cotidiano na foto, pois a maioria das fotos arquitetônicas até mesmo da Berenice Abbott são marcadas pela ausência de pessoas e o foco nos prédios como algo independente daqueles que o usufruem. 

Berenice Abbott


        A segunda fotógrafa foi Diane Arbus, seu trabalho é marcado pelos retratos de pessoas marginalizadas pela sociedade, o que é interessante, pois assim ela utilizou a sua paixão e trabalho como uma maneira de dar visibilidade a essas pessoas. A foto em questão traz consigo um contraste muito interessante devido a intensidade os preto na foto, e com ele perdemos um pouco da noção de profundidade da foto.

Diane Arbus


        A terceira foto nos chamou atenção pelo uso da sombra e a sobreposição da silhueta e do homem ao fundo. A sombra do homem com o chapéu me lembrou da pintura "O filho do homem" do René Magritte, pois tanto a foto como a pintura trazem esse ar de mistério para um homem usando um chapéu, além de pensar que essa foto é uma forma diferente de demonstrar esse mistério pois ao fundo temos outro homem por trás da silhueta.

Edmund Collein


        A quarta e última foto foi uma das minhas preferidas por trazer esse contraste alto entre a pele do modelo, o fundo e os insetos, e também por trazer esse desconforto no observador a partir do uso dos insetos e a tranquilidade do modelo.

Richard Avedon


        A partir das quatro fotografias anteriores, seguimos com o trabalho e geramos uma imagem com uma IA a partir das características que nos chamaram à atenção nas fotos, e assim chegamos ao prompt "Imagem em preto e branco com uma figura masculina com sobreposição de luzes fortes e sombras com alto contraste".

Imagem gerada pelo DALL-E por Inteligência Artificial

        A imagem gerada nos agradou por trazer uma silhueta bem marcada a partir de uma iluminação que segue da esquerda pra direita, como se o "modelo" olhasse para o horizonte por meio de uma janela entreaberta, o que me chamou à atenção também foi o fato da luz marcar bastante o rosto do modelo porém sem dar detalhes de sua feição.









Comentários

Postagens mais visitadas