MHNJB: EXPOSIÇÃO ARQUEOLOGIA E PRESÉPIO DO PIPIRIPAU
No dia 20/04 visitamos o Museu de história natural e jardim botânico da UFMG, focamos em duas das exposições, a exposição de arqueologia e o Presépio do Piripau.
A exposição de arqueologia chama atenção pela diversidade do seu acervo e principalmente pelo foco na população indígena e sua diversidade a partir dos materiais de diferentes regiões do estado de Minas Gerais e diferentes épocas. Gostei bastante do cuidado que os dois historiadores/arqueólogos tiveram com nós alunos e com o esmero em explicar cada uma das sessões da exposição.
Apesar da exposição de arqueologia ter sido ótima, o Presépio do Piripau foi a melhor parte do museu. Seu Raimundo Machado, criador e produtor da obra, desde menino era apaixonado pelos presépios de sua cidade, e sonhava com possuir o seu próprio, entretanto não possuía o dinheiro pra tal feito, e assim nasceu o trabalho de sua vida, decidiu começar a fazer o seu próprio presépio peça por peça. Me encanta esse tipo de trabalho artesanal, principalmente por se tratar de um trabalho gradual que se tornou intrínseco a sua vida, acho louvável da parte do museu ter adicionado o trabalho dele ao seu acervo, por mostrar trabalhos tradicionais e "não convencionais" nos espaços museais.
Comentários
Postar um comentário